Campo Grande, _____
de ______________________ de 2014
Aluno (a):
____________________________________ 5° ano
TAREFA
: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Texto I
: A FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas as florestas existem antes dos
homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as
árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E
poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era
uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então
as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar
toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de
vingança da natureza - foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor.
Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores - aliás, um colibri
bem assanhado, passava de flor em flor por ali, ele já sapecava um beijão.
Agora o Nan havia entendido por
que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim.
Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito,
gostoso de ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se
despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado outra florzinha, era
melhor não atrapalhar.
(Fragmento do livro “Em busca do
tesouro de Magritte.)
Texto II: CIMENTO ARMADO
Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.
Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor.
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor.
Trabalhando com o Texto
1. Assinale com um
X apenas a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
( ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
( ) A preservação dos recursos naturais.
( ) Nenhuma das alternativas anteriores.
b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:
( ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
( ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é:
( ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.”
( ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro. ”
d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em:
( ) ” Um prédio de dez andares. ”
( ) “ Terá seu corpo de cimento armado. ”
e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, por que:
( ) os terraços são pintados de preto e cinza.
( ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.
2. Escreva
entre os parênteses, certo ou errado de acordo com os textos:
a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. ( )
b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. ( )
c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. ( )
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. ( )
e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I. ( )
a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. ( )
b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. ( )
c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. ( )
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. ( )
e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I. ( )
_________________________________________________________________________________
Campo Grande, _____
de ______________________ de 2014
Aluno (a):
____________________________________ 5° ano
TAREFA DE CIÊNCIAS
TEXTO I
"...Cerca de 20% da energia elétrica gerada no mundo todo é
proveniente de hidrelétricas. Em números aproximados, só no Brasil, a energia
hidrelétrica é responsável por 75 milhões de KW. São 158 usinas em
funcionamento, outras 9 usinas estão em construção e existem 26 outorgadas (com
permissão para serem construídas).A maior hidrelétrica do mundo ainda é a usina
de Itaipu pertencente ao Brasil e ao Paraguai. Situada no rio Paraná Itaipu..."
Fonte:
www.infoescola.com/energia/usina-hidreletrica/
1) De acordo com que você estudou, responda:
a) Como a energia elétrica é gerada nas usinas hidrelétricas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que danos ao meio ambiente a construção desse tipo de usina pode
causar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TEXTO II
"...A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras
fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se
esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para
substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito
estufa..."
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia
2) O que as usinas eólicas utilizam para gerar energia elétrica?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Marque um, (X) no tipo de poluição que as usinas eólicas podem
causar:
( )poluição do ar
( )poluição da água
( )poluição sonora
4) Observe o esquema e complete o texto com as palavras do quadro:
aquecimento global – ambiente – termelétricas – combustíveis – gases –
chuva acida
|
Esse tipo de usina pode ser prejudicial ao
_________________________,pois a queima de alguns tipos de
__________________________ libera na atmosfera _____________
prejudiciais a saúde do ser humano. Além disso, esses gases contribuem
para que ocorra o ___________________________________ e a
______________________________.
5)Leia o texto abaixo e responda:
Na noite de 25 de abril de 1986 os cientistas que
trabalhavam na usina decidiram realizar um teste para verificar se as turbinas
da usina seriam capazes de produzir energia suficiente para manter as bombas de
refrigeração funcionando mesmo com uma queda de energia, até que os GERADORES A DIESEL
pudessem entrar em operação. Esse procedimento
manteria o reator resfriado, evitando uma explosão pelo aumento da temperatura.
Durante a execução desse teste ocorreram inúmeras falhas que proporcionaram a
explosão do reator. A explosão teve força superior a quatrocentas vezes as
bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Para conter o incêndio os bombeiros jogaram água de resfriamento no núcleo do reator por dez horas, sem resultado satisfatório. Então durante o período de 27 de abril até 5 de maio, trinta helicópteros sobrevoaram a área despejando um total de duas mil e quatrocentas toneladas de chumbo e mil e oitocentas toneladas de areia para tentar abafar o fogo e absorver a radiação. Com essa medida eles acabaram provocando efeito contrário, pois mantiveram material acumulado sob a camada de areia e chumbo e o calor aumentou novamente. Somente após 6 de maio o fogo foi controlado com nitrogênio.
Para conter o incêndio os bombeiros jogaram água de resfriamento no núcleo do reator por dez horas, sem resultado satisfatório. Então durante o período de 27 de abril até 5 de maio, trinta helicópteros sobrevoaram a área despejando um total de duas mil e quatrocentas toneladas de chumbo e mil e oitocentas toneladas de areia para tentar abafar o fogo e absorver a radiação. Com essa medida eles acabaram provocando efeito contrário, pois mantiveram material acumulado sob a camada de areia e chumbo e o calor aumentou novamente. Somente após 6 de maio o fogo foi controlado com nitrogênio.
Consequências
Os trabalhadores que combateram o fogo foram severamente submetidos à radiação e trinta e um deles morreram logo após. Cerca de oitocentos mil homens trabalharam na limpeza de Chernobyl e sofrem até hoje com danos à saúde. Cento e trinta mil pessoas foram retiradas da região. Atualmente a contaminação se concentra em áreas de florestas ao redor da usina, árvores frutíferas sofreram contaminação e as folhas das árvores serviram com um filtro armazenando a radiação. Ainda há uma grande contaminação nos alimentos, devido o consumo de feno e capim por animais e a produção rural para consumo próprio.
A quantidade de casos de câncer é outro ponto grave. Mesmo em crianças e jovens nascidos após o acidente, ainda pode ser observado o efeito da radiação absorvida pelos pais, já que ocorrem deformações genéticas que são transferidas por gerações.
Os trabalhadores que combateram o fogo foram severamente submetidos à radiação e trinta e um deles morreram logo após. Cerca de oitocentos mil homens trabalharam na limpeza de Chernobyl e sofrem até hoje com danos à saúde. Cento e trinta mil pessoas foram retiradas da região. Atualmente a contaminação se concentra em áreas de florestas ao redor da usina, árvores frutíferas sofreram contaminação e as folhas das árvores serviram com um filtro armazenando a radiação. Ainda há uma grande contaminação nos alimentos, devido o consumo de feno e capim por animais e a produção rural para consumo próprio.
A quantidade de casos de câncer é outro ponto grave. Mesmo em crianças e jovens nascidos após o acidente, ainda pode ser observado o efeito da radiação absorvida pelos pais, já que ocorrem deformações genéticas que são transferidas por gerações.
a) A que tipo de usina o texto está se referindo?
______________________________________________________________________________________
b) Como é gerada a energia elétrica nesse tipo de usina?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirme responde
ResponderExcluirVcexcluiu seu comentário anterior
ResponderExcluirvc responder me numero 5
Excluirvc responder me numero 5
ResponderExcluir