sábado, 25 de outubro de 2014

Projeto meu corpinho

Professora Larissa Lopes


PROJETO MEU CORPINHO

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Ele é composto de cabeça, tronco e membros, mas as crianças querem saber mais...
Na infância, é natural que as crianças queiram saber tudo sobre o corpo, porque é o período onde ocorrem as descobertas. Braços, pernas, mãos, enfim, o corpo humano vai aos poucos sendo desvendado pela curiosidade. O respeito a si mesmo parte do conhecimento do próprio corpo, suas capacidades e limitações. Ao se conhecer, a criança torna-se capaz de relacionar-se com os seres vivos e o meio ambiente.
A escola tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno. É o espaço onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificarem com o modelo de ser humano que lhes é apresentado. A identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, estamos trabalhando a identidade, respeitando o ritmo de cada criança em sala de aula, identificando os próprios gostos e preferências, conhecendo habilidades e limites e reconhecendo cada uma como um indivíduo único.
Através de nossas atividades diárias – físicas e motoras, tais como: a atenção, a percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade e criatividade – as crianças conhecem as diferentes funções do corpo humano. Também trabalhamos com outros recursos além das atividades escritas, visando o conhecimento global do corpo humano.

Desvendar o corpo humano com os pequenos é sempre uma aventura. Cada dia é uma nova aprendizagem!
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o conhecimento das partes do seu corpo suas funções e os movimentos que este pode realizar em diferentes formas e espaços. Favorecendo a interação para que a criança de fato consiga apropriar-se da imagem global do seu corpo.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Identificar os órgãos do sentido;
·        Compreender a importância dos cuidados com o corpo;
·        Conscientizar e promover a boa higiene;
·        Valorizar os órgãos do sentido;
·        Diferenciar as partes do corpo;
·        Desenvolver a psicomotricidade;
·        Estimular a criatividade.
      Esquema Corporal: Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento e de desenhos orientados pela professora; realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo.
·        Perceber quais são os órgãos do sentido, experimentar, vivenciando as diferenças entre os sentidos.
·        Trabalhar a escrita utilizando as partes do corpo, treinando a coordenação motora fina através de pontilhados, recortes, desenhos e colagem.
·        Nomear partes do corpo humano e identificar sua utilidade e diferenças.
·        Desenvolver a observação, criatividade e linguagem oral e escrita.
Recursos:
·        Desenho;
·        Colagem;
·        Escultura em argila e com garrafa pete;
·        Brincadeiras;
·        Literatura infantil;
·        Atividades escritas;
·        Recortes.

Culminância:
Confecção de escultura de um boneco de garrafa pete, escultura de argila do corpo de cada um, de cartaz do corpo humano e atividades escritas.
Avaliação:


Será avaliado do decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização da turma durante as atividades bem como a internalização dos conteúdos estudados.


Seguem imagens para montar atividades, foram tiradas de vários sites diferentes, sem edição:




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário