Professora Larissa Lopes
PROJETO
MEU CORPINHO
O corpo humano é constituído por diversas partes que são
inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Ele é composto de
cabeça, tronco e membros, mas as crianças querem saber mais...
Na infância, é natural que as crianças queiram saber tudo
sobre o corpo, porque é o período onde ocorrem as descobertas. Braços, pernas,
mãos, enfim, o corpo humano vai aos poucos sendo desvendado pela curiosidade. O
respeito a si mesmo parte do conhecimento do próprio corpo, suas capacidades e
limitações. Ao se conhecer, a criança torna-se capaz de relacionar-se com os
seres vivos e o meio ambiente.
A escola tem papel fundamental na construção da
identidade e da autonomia de cada aluno. É o espaço onde os indivíduos estão
mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificarem com o modelo de ser humano
que lhes é apresentado. A identidade tem a função de distinguir, marcar as
diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos.
Sendo assim, estamos trabalhando a identidade, respeitando o ritmo de cada
criança em sala de aula, identificando os próprios gostos e preferências,
conhecendo habilidades e limites e reconhecendo cada uma como um indivíduo
único.
Através de nossas atividades diárias – físicas e motoras,
tais como: a atenção, a percepção, a linguagem oral, a coordenação, a
lateralidade e criatividade – as crianças conhecem as diferentes funções do
corpo humano. Também trabalhamos com outros recursos além das atividades
escritas, visando o conhecimento global do corpo humano.
Desvendar o corpo humano com os pequenos é sempre uma
aventura. Cada dia é uma nova aprendizagem!
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver o conhecimento das partes do seu corpo suas
funções e os movimentos que este pode realizar em diferentes formas e espaços.
Favorecendo a interação para que a criança de fato consiga apropriar-se da
imagem global do seu corpo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Identificar os órgãos do sentido;
·
Compreender a importância dos cuidados com o
corpo;
·
Conscientizar e promover a boa higiene;
·
Valorizar os órgãos do sentido;
·
Diferenciar as partes do corpo;
·
Desenvolver a psicomotricidade;
·
Estimular a criatividade.
• Esquema
Corporal: Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes
por meio do movimento e de desenhos orientados pela professora; realizar
movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do
corpo.
·
Perceber quais são os órgãos do sentido,
experimentar, vivenciando as diferenças entre os sentidos.
·
Trabalhar a escrita utilizando as partes do
corpo, treinando a coordenação motora fina através de pontilhados, recortes,
desenhos e colagem.
·
Nomear partes do corpo humano e identificar
sua utilidade e diferenças.
·
Desenvolver a observação, criatividade e
linguagem oral e escrita.
Recursos:
·
Desenho;
·
Colagem;
·
Escultura em argila e com garrafa pete;
·
Brincadeiras;
·
Literatura infantil;
·
Atividades escritas;
·
Recortes.
Culminância:
Confecção de escultura de um boneco de garrafa pete,
escultura de argila do corpo de cada um, de cartaz do corpo humano e atividades
escritas.
Avaliação:
Será avaliado do decorrer do projeto a participação, a
colaboração e a organização da turma durante as atividades bem como a
internalização dos conteúdos estudados.
Seguem imagens para montar atividades, foram tiradas de vários sites diferentes, sem edição:
Nenhum comentário:
Postar um comentário