quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Quadro comparativo entre Piaget e Vygotsky

 Semelhanças e diferenças entre Piaget e Vygotsky

Piaget e Vygotsky, ambos são cognitivista/interacionista e suas teorias se assemelham em muitos pontos. Também não se trata de agrupá-las, como se fossem iguais. “A questão é, como em qualquer caso de aprofundamento teórico, compreender o melhor possível de cada abordagem, para que haja um real aprimoramento da reflexão sobre o objeto que está sendo estudado Vygotsky procura analisar os fatos que levaram Piaget a aceitar a hipótese do egocentrismo como ponto fundamental de sua teoria, bem como, coloca esses fatos à prova, comparando-os com os resultados que ele obteve em suas próprias pesquisas.
Para Vygotsky o ponto fundamental da teoria de Piaget é o uso que a criança dá para a linguagem, a qual pode ser dividida em fala egocêntrica e fala socializada. Ambos os autores descrevem que na fala egocêntrica a criança não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz alta do que está fazendo. Entretanto, eles discordam com relação à função da fala egocêntrica no comportamento da criança, pois, para Piaget, a fala egocêntrica não cumpre nenhuma função verdadeiramente útil; já Vygotsky, acredita que a fala egocêntrica assume um papel definido e importante.
Outro ponto de discordância entre os autores refere-se ao desaparecimento ou transformação de fala egocêntrica, pois, Piaget descreve que a fala egocêntrica simplesmente desaparece. Ao contrário de Vygotsky afirma: a fala egocêntrica não se atrofia simplesmente, mas ‘se esconde’, isto é, transforma-se em fala interior.
Com relação a fala social, os dois pesquisadores discordam profundamente, pois, de acordo com Vygotsky, para Piaget a "a fala social é representada como sendo subseqüente, e não anterior à fala egocêntrica". Entretanto, nos estudos de Vigotsky, há uma inversão, pois, para ele o desenvolvimento evolui da fala social para egocêntrica, uma vez que a "a função primordial da fala, tanto nas crianças quanto nos adulto, é a comunicação, o contato social.
A fala mais primitiva da criança é, portanto, essencialmente social.”.Em outras palavras, o que Vygotsky descreve em suas pesquisas é que o desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual. Porém, segundo a interpretação de Vigotsky os seus resultados divergem tanto do esquema de Piaget quanto do esquema behaviorista, pois, segundo Vygotsky, no esquema de Piaget o desenvolvimento do pensamento na criança "parte do pensamento autístico não-verbal à fala socializada e ao pensamento lógico, através do pensamento e da fala egocêntricos".
Já no esquema behaviorista o desenvolvimento parte da fala oral, após utilizar o sussurro, para chegar à fala interior. Para finalizar, o que se percebe ao analisar o texto é que Vygotsky considera as pesquisas de Piaget como fundamentais para a psicologia, porém, há divergências fundamentais nos resultados encontrados pelos dois autores. Entretanto, como foi dito anteriormente, as críticas de Vygotsky devem ser aceitas exclusivamente para as duas obras que ele analisou - o próprio Piaget quando tece acesso ao texto escrito por Vygotsky concordou com as suas críticas. Por outro lado, ao se analisar as demais pesquisas desenvolvidas por Piaget, percebe-se que as críticas de Vygotsky não teriam mais fundamento.


Extraído do site www.estudos de vygostky.com.br. ano 2010

2 comentários:

  1. Interessante essas diferenças, mas mesmo assim, Ainda fica um pouco confuso, eu tenho dificuldade para entender esses dois, mas seu texto é excelente. ..

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  2. me mande um email que te envio um slide bem completo ;)

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