Semelhanças
e diferenças entre Piaget e Vygotsky
Piaget e Vygotsky, ambos são cognitivista/interacionista e suas teorias
se assemelham em muitos pontos. Também não se trata de agrupá-las, como se
fossem iguais. “A questão é, como em qualquer caso de aprofundamento teórico,
compreender o melhor possível de cada abordagem, para que haja um real
aprimoramento da reflexão sobre o objeto que está sendo estudado Vygotsky
procura analisar os fatos que levaram Piaget a aceitar a hipótese do
egocentrismo como ponto fundamental de sua teoria, bem como, coloca esses fatos
à prova, comparando-os com os resultados que ele obteve em suas próprias
pesquisas.
Para Vygotsky o ponto fundamental da teoria de Piaget é o uso que a
criança dá para a linguagem, a qual pode ser dividida em fala egocêntrica e
fala socializada. Ambos os autores descrevem que na fala egocêntrica a criança
não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz
alta do que está fazendo. Entretanto, eles discordam com relação à função da
fala egocêntrica no comportamento da criança, pois, para Piaget, a fala
egocêntrica não cumpre nenhuma função verdadeiramente útil; já Vygotsky,
acredita que a fala egocêntrica assume um papel definido e importante.
Outro ponto de discordância entre os autores refere-se ao desaparecimento
ou transformação de fala egocêntrica, pois, Piaget descreve que a fala
egocêntrica simplesmente desaparece. Ao contrário de Vygotsky afirma: a fala
egocêntrica não se atrofia simplesmente, mas ‘se esconde’, isto é, transforma-se
em fala interior.
Com relação a fala social, os dois pesquisadores discordam profundamente,
pois, de acordo com Vygotsky, para Piaget a "a fala social é representada
como sendo subseqüente, e não anterior à fala egocêntrica". Entretanto,
nos estudos de Vigotsky, há uma inversão, pois, para ele o desenvolvimento
evolui da fala social para egocêntrica, uma vez que a "a função primordial
da fala, tanto nas crianças quanto nos adulto, é a comunicação, o contato social.
A fala mais primitiva da criança é, portanto, essencialmente social.”.Em
outras palavras, o que Vygotsky descreve em suas pesquisas é que o
desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual. Porém, segundo a
interpretação de Vigotsky os seus resultados divergem tanto do esquema de
Piaget quanto do esquema behaviorista, pois, segundo Vygotsky, no esquema de
Piaget o desenvolvimento do pensamento na criança "parte do pensamento
autístico não-verbal à fala socializada e ao pensamento lógico, através do pensamento
e da fala egocêntricos".
Já no esquema behaviorista o desenvolvimento parte da fala oral, após
utilizar o sussurro, para chegar à fala interior. Para finalizar, o que se
percebe ao analisar o texto é que Vygotsky considera as pesquisas de Piaget
como fundamentais para a psicologia, porém, há divergências fundamentais nos
resultados encontrados pelos dois autores. Entretanto, como foi dito
anteriormente, as críticas de Vygotsky devem ser aceitas exclusivamente para as
duas obras que ele analisou - o próprio Piaget quando tece acesso ao texto
escrito por Vygotsky concordou com as suas críticas. Por outro lado, ao se
analisar as demais pesquisas desenvolvidas por Piaget, percebe-se que as
críticas de Vygotsky não teriam mais fundamento.
Extraído do site www.estudos de
vygostky.com.br. ano 2010
Interessante essas diferenças, mas mesmo assim, Ainda fica um pouco confuso, eu tenho dificuldade para entender esses dois, mas seu texto é excelente. ..
ResponderExcluirme mande um email que te envio um slide bem completo ;)
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