05/08/2010
RESUMO
2 BIOGRAFIA
E BIBLIOGRAFIA
RESUMO
A obra do autor, apesar de
inacabada por função de sua morte prematura, muito têm a colaborar com os estudos da área, Vygotsky
desde pequeno interessava-se por psicologia e filosofia, e foi sem dúvida, uma
mente brilhante, desde muito cedo. Vygotsky trabalhou com o conceito de
mediação, Zona de Desenvolvimento Proximal, e com as funções psicológicas
superiores, e buscava estudar os dois aspectos humanos, razão e sentimentos, de
forma separada, teve sua obra criticada
duramente pelo governo de Stalin que o considerava rígido de mais, marxista e
idealista de mais para se enquadrar em seu governo, teve suas obras censuradas
por 20 anos após a sua morte. Existem poucas traduções de suas obras para o
português, e mesmo assim contamos com mais de 200 artigos do autor. Vygotsky
era considerado sociointeracionista e tinha a base de sua teoria apoiada no aspecto
sócio cultural do indivíduo.
Palavras-chave: sociointeracionista, idealista, sócio
cultural.
1 INTRODUÇÃO
Vygotsky foi um gênio da psicologia. Quanto não poderia ter nos legado se
não tivesse partido tão jovem? Era
preocupado em entender a relação entre as idéias que as pessoas desenvolvem e o
que dizem ou escrevem. Não o fez apenas especulando, mas pesquisou . E extraiu
ele mesmo suas conclusões, porém não teve tempo para finalizar sua obra.
Vygotsky atribuía um papel ponderante às relações sociais, tanto que a
corrente pedagógica que se peregrinou de seu pensamento é chamada de
sociointeracionismo.
Os temas mais divulgados em sua obra, estão relacionados mais diretamente
à dimensão da cognição, o que aparentemente pode levar a crer que ele tenha-se
dedicado apenas ao estudo do aspecto intelectual do indivíduo, mas isso é um
equívoco injusto com o autor, pois ele tentava justamente analisar razão e
emoção separadamente.
Vygotsky vê o homem como alguém que pensa, raciocina, mas também se
emociona, deseja, imagina, sonha.
2 BIOGRAFIA
E BIBLIOGRAFIA
Lev
Semenovich Vygotsky, nasceu em 5 de novembro de 1.896, em Orsha, e faleceu
antes mesmo de completar sua obra, aos 38 anos.
O
ambiente familiar foi culturalmente rico, e aos 16 anos era apaixonado por
arte, história, filosofia, lingüística e literatura. Graduou-se em história e filosofia,
mas tornou-se professor secundarista em escolas de cidades pequenas, por isso
optou pelo curso de direito, finalizando a graduação sem ingressar na carreira.
Entre
inúmeras atividades ligadas à educação fundou uma editora e uma revista, além
de chefiar o teatro do departamento de Educação Popular de Gomel, anos mais
tarde, funda e dirige um centro de pesquisas e atividades psicopedagógicas para
surdos.
Vygotsky é tido na atualidade como um dos mais
importantes pensadores de vanguarda e considerado o Mozart da psicologia.
O
estudioso Jefferson Mainardes fez um levantamento bibliográfico sobre as
publicações de Vygotsky e outras na perspectiva vygotskyana.
Conforme
afirma Mainardes, a teoria de Vygotsky começou a ter entrada no Brasil de modo
lento , n segunda metade da dec. De 70. Na dec. De 80, em universidades como
Unicamp, e PUC/SP, foram se formando grupos de estudiosos da obra desse autor.
A
partir da década de 90 começaram a surgir as primeiras publicações sobre
Vygotsky, principalmente artigos: tratando-se de questões conceituais e
metodológicos e , em parte, de pesquisas tendo como referencial suas idéias.
Muitas
dessas obras tematizam questões de aprendizagem e desenvolvimento no contexto
escolar, o papel da linguagem, as interações e mediações sociais , os processos
de significação, o jogo simbólico, o desenho infantil, etc.
Há
poucas obras de Vygotsky disponíveis em português, todas elas traduções de
textos americanos soltos, alguns deles incompletos e a rápida difusão de suas
idéias nem sempre vai de par a uma compreensão mais profunda de seu pensamento.
Entre
1982 e 1984 foram publicadas em Moscou, as obras escolhidas de Vygotsky, em 6
volumes, enquanto isso surgiam nos Estados Unidos, Cuba e Rússia, traduções nas
respetivas línguas
Foram
publicadas no Brasil sete obras do autor, são: A formação Social da Mente 1984; Pensamento e Linguagem 1987; Linguagem,
Desenvolvimento e Aprendizagem 1988; Psicologia e Pedagogia: o macaco, o
primitivo e a criança 1996 e
Psicologia da Arte 1999.
Além
dessas obras, ele ainda cita 10 obras de outros autores vinculados a Vygotsky
publicadas no Brasil, 28 livros de perspectiva
vygotskyana, 15 capítulos de livros, 9 livros traduzidos e 89 artigos de
periódicos. Sendo assim são conhecidos cerca de 200 artigos traduzidos para o
português.
Suas
obras receberam severas críticas na Rússia durante o governo de Stalin, suas
teorias foram consideradas idealistas pelas autoridades, e consideravam-no
exigente demais e marxista demais para se submeter aos dogmas impostos pelo
stalinismo, e, com isso, após sua morte, suas obras foram censuradas por 20
anos e ignoradas pelo Ocidente. Começou a ser redescoberto a partir de 1956 e
chegaram ao ocidente em 1962. Porém, no Brasil seu pensamento foi ainda mais
tardio, somente a partir de 1984, quando
foi publicado o livro A formação Social
da Mente. No entanto, até hoje os países ocidentais não tiveram acesso à
totalidade de sua obra. Vygotsky é hoje
considerado um dos mais importantes psicólogos do nosso século.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Vygotsky, apenas
as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos- as funções
psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos demais animais. E essas
funções só se desenvolvem pelo aprendizado, entre elas encontramos consciência
e discernimento. Oliveira (1997) define funções psicológicas superiores como “
o controle consciente do comportamento, a ação emocional e a liberdade do
indivíduo e m relação às características do momento e dos espaços presentes.”
Outro conhecimento-chave
para compreender a teoria de Vygotsky é a mediação, segundo o autor, toda
relação do indivíduo com o mundo é feita por instrumentos, como se fossem
ferramentas de trabalho. “É o processo de intervenção de um elemento
intermediário numa relação, a relação deixa de ser direta e passa a ser mediada
por esse processo.” (Oliveira, 1997, p.26). Seriam então, ferramentas que
ajudam nos processos psicológicos e nas ações concretas.
Como Piaget, Vygotsky não
formulou uma teoria pedagógica, mas seu pensamento tem grande ênfase no
aprendizado e ressalta a importância da escola na formação do conhecimento por
que, sem a intervenção pedagógica não seria possível alguns avanços que não
acontecem espontaneamente.
Ao formular o conceito de
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), mostrou que o bom ensino é que estimula
a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina
completamente, “puxando” dela um novo conhecimento.
O ensino para Vygotsky, deve se antecipar ao
que o aluno ainda não sabe e nem é capaz de aprender sozinho, porque na relação
entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. É a isso que se
refere um de seus principais conceitos, o de Zona de Desenvolvimento Proximal,
que é a distância entre o desenvolvimento real de uma criança e aquilo que ela
tem o potencial de aprender- potencial que é mostrado pela capacidade de
desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto. Em outras palavras, a ZDP
é o caminho que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir
fazer sozinha. Saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso
de cada aluno entre ambas são as duas principais habilidades que um professor
precisa ter, segundo Vygotsky.
A construção do real para
a teoria vygotskyana á interpessoal, ou seja, inicia-se no social e se
internaliza no individual, desta maneira, a criança já nasce inserida num
ambiente social o qual determina a sua visão de mundo, e esta influência
ambiental se dá através de seu contato com os adultos e com outras crianças.
Tão logo, tanto o
desenvolvimento infantil quanto a aprendizagem, maior será o desenvolvimento da
criança e vice-versa.
Neste contexto, a
linguagem se apresenta como um processo interdependente do pensamento, sendo
que, para a criança adquirir a linguagem necessita que suas funções mentais
sejam modificadas, e com isso surgem novas maneiras de conceber o pensamento.
Em face da relevância
dada por Vygotsky à interação social dentro do desenvolvimento e de
aprendizagem observam-se as interações existentes em sala de aula, que são de
suma importância para a melhoria no desenvolvimento e no conhecimento dos
indivíduos, tão logo, no decorrer do ensino é importante que as crianças se
relacionem, sendo que cabe ao professor orientar estas inter-relações.
4 RELAÇÃO ENTRE JOGO, APRENDIZAGEM
E DESENVOLVIMENTO
O comportamento infantil
é tipicamente lúdico e , através do jogo, a criança é capaz de pensar de
maneira mais complexa que em outras atividades. O jogo favorece o desenvolvimento
da ZDP, porque jogando, a criança se comporta além do normal para a sua idade
“[...]o jogo
gera zonas de desenvolvimento proximal porque instiga a criança, cada vez mais
a ser capaz de controlar seu
comportamento, experimentar habilidades ainda não consolidadas no seu
repertório, criar modos de operar mentalmente e de agir nu mundo que desafiam o
conhecimento já internalizado, impulsionando o desenvolvimento de funções
embrionárias de pensamento [...].” (Oliveira et al.,2007, p.226).
O
jogo também tem relação com o desenvolvimento potencial, por estabelecer fortes
laços entre processos imaginários e desenvolvimento psicológico, proporcionando
às crianças tornarem-se capazes de acessar, interpretar, significar e modificar
a realidade e a si mesma.
De acordo com Vygotsky (1989), a
criança passa a criar uma situação ilusória e imaginária como forma de
satisfazer seus desejos não realizáveis. Esta é, aliás, a característica que
define o brinquedo de uma forma geral: a criança brinca pela necessidade de
agir em relação ao mundo mais amplo dos adultos e não apenas no universo dos objetos
a que ela tem acesso.
É pelo jogo que surge pela primeira
vez a separação entre os campos perspectivo e simbólico.
Nem toda atividade lúdica gera ZDP,
assim como nem todo ensino o faz. O brinquedo pode gerar situações imaginárias
e a sujeição a certas regras de conduta.
Nas situações de brinquedo e também
nas situações escolares, é comum a presença de uma situação imaginária,
presença de regras comportamentais. A interação verbal é imprescindível, pois
colabora na criação de inter subjetividade.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vygotsky foi um importante pensador
das teorias da educação, e apesar de ser por muitos considerado um extremista,
teve uma ótica bastante ampla a respeito do assunto. Todas as suas teorias
foram testadas cientificamente e não se mantiveram apenas em um âmbito
especulativo.
Apesar de sua teoria não ser muito
bem organizada e fundamentada por razão de sua morte prematura tê-lo impedido de
finalizar sua obra, suas idéias são claras e precisas e muito bem aceitas na
atualidade pelos professores mais bem esclarecidos.
Vygotsky não se preocupava apenas com
o intelecto do indivíduo, mas buscava estudar razão e emoção separadamente. O
autor olhava a criança como um todo e em sua profundidade apesar de dar mais
ênfase a relação sócio-cultural, ele via a criança, não como um mini-adulto,
mais como pessoas em fase de
desenvolvimento com necessidades e peculiaridades bem diferentes dos adultos.
Vygotsky era considerado um sociointeracionista
e é conhecido como um gênio, o pai da psicologia, e realmente tem muito a nos
oferecer se o estudarmos a fundo.
Vygotsky atribuiu muita importância
ao papel do professor como impulsionador do desenvolvimento psíquico das
crianças. A idéia de um maior aprendizado não quer dizer, porém, que se deve
apresentar às crianças uma quantidade
enciclopédica de conteúdos, mas sim , formas de pensamento,mas não sem antes
detectar que condições elas têm de absorvê-las.
REFERÊNCIAS
GIUSTA,
A. da S. 1985. Concepções de
Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. In: Educ.Rev. Belo Horizonte.
MAINARDES, Jefferson. Educação & Sociedade – Publicações
brasileiras na perspectiva vygotskyana. Disponível em: < <http://www.scielo.br/scielo.php?title=Lev_Vygotsky&oldid=19139208>.
Acesso em : 17/03/2010
MARINHO, João Paulo Meira. O ato de pensar e a influência na Linguagem. Disponível em: <http://www.visaogeografica.com/resenhas.htm>
. Acesso em: 07/06/2010.
PEREIRA, Eliane Regina. Caderno de Estudos: psicologia da educação e aprendizagem,
Centro Universitário Leonardo Da Vinci. – Indaial: ASSELVI, 2009.
PEREIRA, Eliane Regina. Caderno de Estudos: psicologia geral e do desenvolvimento,
Centro Universitário Leonardo Da Vinci. –Indaial: ASSELVI, 2009.
REGO, Tereza Cristina. Uma
perspectiva histórico cultural da educação. Petrópolis-RJ:Vozes, 1995.
VYGOTSKY, Lev.S .O Teórico do ensino como processo social .
Disponível em:< http://revistaescola.abril.com.br>
.Acesso em: 27/05/2010.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São
Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento
e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
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